quarta-feira, 9 de abril de 2014

NOTA DE SOLIDARIEDADE

O Grêmio Estudantil da Escola Estadual Joaquim Murtinho vem por meio desta, denuncia e repelir o tenente da reserva do Exército, José Vargas Jiménez, conhecido como “Chico Dólar”, torturador e assassino confesso de militantes da resistência à ditadura militar na Guerrilha do Araguaia, pelos disparos cometido contra estudantes em Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul, no dia 1º de abril (terça-feira). O “escracho”, modalidade de protesto que consiste em apontar e nominar torturadores do período do arbítrio, tinha objetivo de “descomemorar” os 50 anos do Golpe de 1964, em frente a casa do tenente da reserva Chico Dólar.


 O escracho aconteceu de forma pacifica, os estudantes fizeram um velório simbólico com velas acesas e imagens dos militantes assassinados em forma de cruz, ao mesmo tempo em que proferiam palavras de ordem que reivindicavam a revisão da Lei da Anistia, a fim de que os crimes da ditadura sejam punidos, e que o alvo do protesto indicasse os possíveis locais nos quais pudessem ser encontrados os restos mortais dos desaparecidos.


Em seguida, familiares do torturador saíram pelo portão e começaram a agredir verbalmente os manifestantes, chamando-os de “terroristas”, “comunistas”, “subversivos” e “genocidas”, e começaram a rasgar e queimar os materiais do protesto. Sem a intenção de provocar violência, entendendo que o objetivo já tinha sido atingido, os estudantes deram o ato por encerrado e começaram a se retirar do local, quando foram surpreendidos pelo homem que se apresentou como o próprio Chico Dólar. Os manifestantes começaram, então, a exigir que ele indicasse o paradeiro dos corpos dos desaparecidos, ao que respondeu: “já que vocês estão me chamando de assassino, eu digo que sou assassino mesmo e que vou matar vocês”. Transtornado, expressando muito ódio, Chico sacou um revólver e começou a disparar contra os manifestantes. Um dos tiros foi com a arma apontada, a curta distância, contra o estudante Leonardo Tonon Machado, vice-diretor da UNE. O último disparo foi na direção de um grupo que estava um pouco mais distante. 


Rapidamente, os estudantes se dispersaram para preservar-sem. Quando se reencontraram, decidiram ir a uma delegacia de polícia para fazer um Boletim de Ocorrência. Em resposta, Chico Dólar tem afirmado à mídia que atirou para o alto, em legítima defesa, o que é inaceitável, pois a manifestação foi pacífica e apenas com uso de faixas, velas e cartazes.



O Grêmio do Joaquim Murtinho declara o seu apoio e solidariedade aos estudantes de Mato Grosso do Sul que vivenciaram esse episódio lamentável. E cobramos que as autoridades competentes apurem os fatos, e faça cumprir seu compromisso com a justiça. Em relação aos crimes da época da ditadura, exigimos pela revisão da Lei da Anistia, que a punição ao tenente da reserva José Vargas Jiménez. 


Campo Grande-MS, 07 de Abril de 2014.

Grêmio Estudantil Joaquim Murtinho

sábado, 5 de abril de 2014

Fotos do Projeto Elaborado Pelo Prof ° Renato

Essas são as fotos do documentário exibido dia 01/04/2014 (Terça-Feira) aos 3° anos.... 


















sexta-feira, 21 de março de 2014

Recrutando Membros Para Montar Banda da Escola

Eai galera,meu nome é Lanna,sou do 1°LM,eu sou vocalista e tenho uma certa experiencia nesse quesito,então quem estiver interessado é só me procurar,vai a ver uma seleção e logo depois começaremos a ensaiar,outros assuntos serão tratados depois que tiver a banda toda.
Obrigado!!


Recrutando Membros!

Você que toca algum instrumento,venha se escrever.Precisamos de três ou quatro integrantes.Mais informações:
Cel. (67) 9100-9459 (Falar com Lanna)
Face: Laninha Natali

terça-feira, 18 de março de 2014

Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água celebra-se anualmente a 22 de Março. A data visa alertar as populações e os governos para a urgente necessidade de preservação e poupança deste recurso natural tão valioso.
A gestão dos recursos de água tem impacto em vários setores, nomeadamente na saúde, produção de alimentos, energia, abastecimento doméstico e sanitário, indústria e sustentabilidade ambiental.
As alterações climáticas provocam graves impactos nos recursos de água. Alterações atmosféricas como tempestades, períodos de seca, chuva e frio afetam a quantidade de água disponível e afetam os ecossistemas que asseguram a qualidade da água.

Origem da Data

A comemoração surgiu no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Ambiente que decorreu na cidade brasileira do Rio de Janeiro, em 1992. Os países foram convidados a celebrar o Dia Mundial da Água e a implementar medidas com vista à poupança deste recurso e promover a sua sustentabilidade.

Factos sobre a água

  • O volume total de água no planeta Terra é de 1.4 bilhões km3. Os recursos de água doce rondam os 35 milhões km3 (cerca de 2.5% do volume total de água).
  • Destes 2.5%, cerca de 24 milhões km3 (ou 70%) estão em forma de gelo (zonas montanhosas, Antártida e Ártico).
  • 30% da água doce disponível está armazenada no subsolo (lençóis freáticos, solos gélidos e outros). Isto representa 97% de toda a água doce disponível para uso humano.
  • Os lagos e rios de água doce contêm aproximadamente 105.000 km3 (ou 0.3% de toda a água doce mundial)
  • O total de água doce disponível ronda os 200.000 km3 - menos de 1% de todos os recursos de água doce disponíveis.
  • A atmosfera da Terra contém aproximadamente 13.000 km3 de água.
  • 70% da água doce é utilizada na rega, 22% na indústria e 8% no uso doméstico.
  • Em 60% das cidades europeias com mais de 100.000 habitantes, a água do solo está a ser usada de modo mais rápido do que a sua restituição.

Fonte:http://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-agua/

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Estão abertas as inscrições para o CIES e o Projeto “Avance Mais”

5/02/2014 | Emilia Sbrocco Dorsa

Até 14 de fevereiro, os interessados em participar do primeiro semestre Curso Estadual Preparatório para o Ingresso na Educação Superior (CIES) ou do Projeto “Avance Mais” poderão efetuar a inscrição no link http://intra.sed.ms.gov.br/cies/
O CIES é um curso totalmente gratuito, oferecido pela Secretaria de Estado de Educação e que prepara o estudante para o ENEM e demais vestibulares. Em 2014, estão sendo oferecidas mais de 6 mil vagas em 45 municípios do Estado.
O Projeto “Avance Mais” tem como objetivo contribuir para a formação do estudante do último ano do ensino médio, mantendo o estudante em tempo integral no local de ensino, estimulando a prática de esportes e de atividades culturais, com programações educativas, bem como oportunizar condições de acesso à Educação Superior.
O candidato deverá preencher a ficha de inscrição, clicar no ícone “salvar”, “imprimir” e anexar os documentos relacionados no Art. 19 (vide página inicial da inscrição) e entregarna secretaria da unidade escolar onde o candidato fez a opção até o dia 14 de fevereiro.

A divulgação dos estudantes selecionados será feita no dia 20 de fevereiro e afixada nos murais das escolas que oferecem o CIES e/ou Projeto Avance Mais. As matrículas serão realizadas no período de 20 a 28 de fevereiro. Lembrando que as aulas começam no dia 24 de fevereiro.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Volta às aulas JM


Comunicado importante aos estudantes da E.E Joaquim Murtinho. Não é necessário comprar o material escolar pois, o kit escolar será entregue no dia 6 de fevereiro. Lembrando que as aulas começarão dia 5 quarta-feira. Estamos trabalhando na organização da escola para recebê-los.




Por Lucilio Nobre