sexta-feira, 5 de abril de 2013

Estudante da E.E. José Maria Hugo Rodrigues representa MS em Feira de Ciências nos EUA


1/04/2013 | Emilia Sbrocco Dorsa

Durante a semana de 11 a 15 de março ocorreu na Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). A ação de feiras de ciências tem como intuito promover a iniciativa científica em escolas de educação básica de todo o país, sejam públicas ou privadas.

Dentro dessa perspectiva de iniciação científica em parceria com uma universidade é que destacam-se trabalhos que de alguma forma tenham uma utilidade pública, como é a pesquisa do estudante Gabriel Tiago Galdino, egresso da EE José Maria Hugo Rodrigues, de Campo Grande, e orientado pelos professores Antonio Pancracio de Souza, da UFMS; Eduardo José de Arruda da UFGD e Adilson Beatriz, também da UFMS, no Projeto de Iniciação Científica Junior em parceria com a UFMS.

O projeto desenvolvido pelo aluno é intitulado “Síntese de sais surfactantes a partir do líquido da castanha de caju utilizados no combate à dengue”. A pesquisa tem como meta a produção de um sal que em contato com a água extermina as larvas que originam o mosquito da dengue. O experimento tem baixo custo na fabricação e se comercializado pode ser de grande valia no combate à epidemia.

A FEBRACE contou com uma premiação para os trabalhos que mais tiveram destaque, de forma que o aluno Gabriel Tiago Galdino foi premiado como melhor relatório, melhor trabalho em Exatas da terra e tecnologia, recebendo três medalhas e um troféu. O terceiro e maior prêmio de Melhor trabalho Científico lhe oportunizou ser indicado a participar da Intel - Isef- Feira Internacional de Ciências e Engenharia, a maior feira do mundo com trabalhos científicos Junior, em maio, em Phoenix, Arizona, nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário