quinta-feira, 10 de outubro de 2013


Governo de MS prioriza a educação e consolida avanços em sete anos

9/10/2013 | Emilia Sbrocco Dorsa

Investindo em obras físicas e na qualificação e valorização do professor e promovendo ações inovadoras para estimular os estudos e melhorar a qualidadedo ensino médio e superior, o governo de Mato Grosso do Sul revolucionou a educação pública, hoje uma referência nacional. É o Estado que mais destina recursos para o setor – acima dos 32% da receita anual - segundo o Ministério da Educação.
Em julho, ao homologar o resultado do concurso público para professor da educação básica, o governador André Puccinelli anunciou que a próxima etapa do Pacto de Valorização da Educação Pública, firmado com a Fetems, a ser cumprida, será a autorização de concurso para preenchimento de vagas do quadro de servidores administrativos da Secretaria de Estado de Educação.
No período de 2007 a 2012, o governador André Puccinelli destinou mais de R$ 330 milhões para a educação. Com o programa MS Forte 2, lançado em agosto, o Estado assegurou mais R$ 181 milhões para ampliar a rede de ensino básico nos 79 municípios e cumprir ações, como a entrega aos alunos, gratuitamente, de 600 mil uniformes e 300 mil kits escolares, até dezembro de 2014.


 Conquistas


No ensino médio, as transformações foram significativas nos últimos sete anos. Em 2006, Mato Grosso do Sul ocupava a 14ª posição no ranking do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), e hoje, atingiu a 5ª posição e cresce acima da projeção do Ministério da Educação. Os estudantes Estão na quarta colocação entre os estados brasileiros no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

São conquistas que se traduzem na nova política educacional do Estado, onde os alunos são premiados pelo seu esforço e empenho, com a distribuição de tablets; as escolas também passaram a oferecer cursinho pré-vestibular gratuito; e um sistema de avaliação e planejamento das aulas pelos professores foi implementado para estimular também a evolução dos educadores.

 

Mais escolas

         
A entrega de uniformes, kits escolares, a premiação dos melhores alunos, a valorização profissional e os investimentos na melhoria da infraestrutura das escolas são os responsáveis pelo avanço do Ideb. Nas séries iniciais, o índice alcançou a nota 4.9, ultrapassando a meta para 2015, que é de 4.6, e no ensino médio, a nota, em 2011, foi de 3.5, ultrapassando a projetada, que era de 3.2.

Entre 2007/2013, foram construídas 25 novas escolas em 16 municípios, outras 149 reformadas e 160 ampliadas, e a construção de 184 quadras de esportes cobertas. Foram distribuídos, no período, 3,1 milhões de uniformes e 1,2 milhão de kits escolares. Para 2013/2014, o MS Forte 2 projeta a construção de 11 escolas, reforma de 83 e ampliação de 183, além da aquisição de laboratórios científicos.

Fonte: Notícias MS


Nenhum comentário:

Postar um comentário