terça-feira, 22 de outubro de 2013

Inauguração Centro de Línguas e Libras (CEL) “Professor Fernando Peralta Filho”



O governador André Puccinelli e a secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, inauguraram na manhã desta segunda-feira (21) o Centro Estadual de Línguas e Libras (CEL) “Professor Fernando Peralta Filho”, instalado no antigo prédio da Escola Estadual Guia Lopes, em Campo Grande, totalmente reformado, com recursos próprios do Estado, para oferecer cursos de espanhol, inglês e Libras, a Língua Brasileira de Sinais.
De acordo com a diretora do Centro, Márcia Proescholdt Wilhelms, “os cursos são totalmente gratuitos e proporcionam uma oportunidade riquíssima nesses tempos em que saber uma segunda língua é fundamental, complementam a formação de nossos estudantes, tornando-os mais preparados para o mercado de trabalho. O CEL é um ganho para todos nós”. 

A professora Nilene destacou a grande procura do Centro pela comunidade. “Abrimos as vagas para os cursos e, em três dias, já tínhamos 685 inscrições de estudantes do ensino médio e professores da Rede Estadual, mas também de membros da comunidade que querem voltar a estudar e adquirir mais conhecimento”.
O Centro leva o nome de Fernando Peralta Filho, professor de Matemática, advogado, natural de Ponta Porã, na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. “Fernando era um cidadão dedicado à educação e ao serviço público e tinha um coração solidário e uma alma cheia de energia. Em nome da nossa família, quero agradecer esta homenagem ao governador André e à secretária Nilene”, ressaltou José Fernando Vieira Peralta, filho de Fernando.

Para o governador André, quanto mais cultura alguém tem, mais oportunidade de trabalho terá. “Queremos proporcionar aos estudantes e à comunidade a oportunidade do aprendizado de espanhol, inglês e Libras e, a partir do ano que vem uma língua indígena, italiano, francês e alemão, de forma gratuita, aos alunos de nossa rede e com vagas abertas à população”, explicou.
CEL Fernando Peralta Filho
O Centro conta com cinco salas de aula e um laboratório de informática para oferecer aos estudantes da rede pública de ensino, matriculados no ensino médioe suas modalidades e aos professores da rede pública, de forma gratuita, a oportunidade de aprender inglês, espanhol e Libras (Língua Brasileira de Sinais) e, a partir de 2014, italiano, francês, alemão e língua indígena, bem como aperfeiçoar seus conhecimentos sobre um determinado idioma, em turmas compostas por 30 estudantes, em média, em aulas de nível inicial e básico. Havendo vagas disponíveis, as vagas nos cursos são abertas à comunidade.
Os cursos estão organizados em dois níveis: Inicial (Módulos I, II e III) e Básico (Módulos I, II e III). Cada módulo com duração de 60h/a, e a carga horária total de cada curso 360h/a. as atividades terão como base o método comunicativo, o qual leva o estudante à comunicação da língua escolhida em diversos contextos do dia a dia.
O Centro Estadual de Línguas e Libras (CEL) “Professor Fernando Peralta Filho”fica na Avenida Tiradentes, 20, bairro Amambai. Os telefones são (67) 3314-1231, 3314-1232, 3314-1233 e 3314-1234.



Por Emilia Sbrocco Dorsa

Nenhum comentário:

Postar um comentário